Banca de Negócios
Glossário de termos usados na compra ou venda de empresas
Preencha ao lado a palavra que você busca ou procure na lista abaixo. Se preferir, veja os termos por ordem alfabética clicando na letra inicial no box abaixo.
Macroeconomia
Expressão da ciência econômica que estuda a economia com um todo, abordando os grandes agregados como renda nacional, nível de emprego, preços, consumo e investimento
Margem
Valor depositado pelos investidores como garantia exigida em operações em Bolsas de Valores visando garantir o cumprimento dos contratos firmados. A margem pode ser depositada em dinheiro e em títulos e valores mobiliários
Margem Operacional
Relação entre o resultado operacional e as vendas de uma empresa em determinado período. Após cobrir todas as despesas operacionais, quanto sobrou das vendas realizadas na forma de resultado operacional
Markup
É um sobre-preço que se acrescentado ao preço final do produto (digamos, após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista)
Mercadão e Mercado
Procedimento de avaliação dos ativos pelo seu valor de venda de mercado, e não pelo de compra. Obrigatório em todos os fundos de investimento no Brasil
Mercado de Balcão
Mercado aberto em que são negociados, de forma organizada, valores mobiliários de companhias abertas não cotadas em Bolsas de Valores. O mercado de balcão não tem espaço físico definido (é virtual), sendo as transações realizadas por meios eletrônicos. O mercado de balcão foi disciplinado no Brasil pela CVM em 1996 (Instrução número 243/96)
Mercado Forward
Mercado futuro. Os ativos são negociados para entrega e liquidação futuras
Mercado Interfinanceiro
Mercado onde as instituições financeiras movimentam recursos entre si, emprestando ou tomando emprestado, visando suprir eventuais necessidades de caixa (problemas de liquidez) ou aplicar momentâneos excessos de disponibilidades, a curto prazo
Mercado Primário
Mercado onde os títulos são negociados pela primeira vez, revertendo os recursos provenientes das negociações diretamente ao seu emitente
Mercado Secundário
Mercado onde se realizam a compra ou revenda de títulos junto a terceiros, fora do mercado primário
Mercado Spot
Mercado a vista com entrega imediata dos ativos objetos da negociação
Merchandising
Prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizada para vender outro, destacando-o da concorrência, isto acontecendo no ponto de venda (PDV). Merchandising é a ação de promover que usa a comunicação de marketing no ponto de venda e em espaços editoriais na televisão, mídia[media] impressa e outros, para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente, ou mesmo em substituição à publicidade, em alguns casos.
Microeconomia
Segmento da ciência econômica que estuda micro unidades econômicas, como empresas e consumidores
Monopólio
Tipo de mercado em que uma empresa domina a oferta de determinado bem ou serviço sem substituto
MVA
Market Value Added (MVA) – Valor agregado pelo mercado. Valor da empresa que excede ao seu valor patrimonial. Pelo modelo da Stern Stewart, o MVA é calculado pelo valor presente do fluxo de EVA da empresa descontado pelo custo médio ponderado de capital (WACC)